terça-feira, 6 de novembro de 2007

O QUE É PAZ ?


          “Eu só quero viver em paz!”; “Me deixem em paz”; “Ah! Seu eu pudesse ter paz”. Estas frases expressam um anseio compartilhado pela maioria das pessoas. Todos querem uma vida de paz. Este também era o anelo do peregrino que, caminhando a Jerusalém, cantava seu desejo por paz (Sl 120.6,7).             
       Mesmo sendo tão desejada, a paz é pouco compreendida. Se alguém lhe perguntasse: “O que é a paz?”, o que você responderia? O que você quer dizer quando pede para ter paz?
     A Bíblia indica que a paz é um estado de plenitude. Uma situação onde tudo está completo e nada falta. Todas as coisas estão bem. Nenhum problema ocorre para perturbar. De fato, a paz só é possível quando tudo na vida está bem, nada nos ameaça. A Bíblia também apresente os indicadores de uma vida com paz. 
 1. Temos harmonia e não contendas. Quando há reconciliação e os relacionamentos estão restaurados. Não há brigas nem guerras. (Lc 14.32; At 7.26; 12.20). Não há confusão nem desentendimentos com as pessoas com as quais convivemos (1 Co 7.15; 14.33). 
2. Temos segurança e não ameaças. Havia paz para o povo de Israel na época de Salomão, porque em seu governo houve segurança (1 Rs 4.24s; 5.4). O povo poderia viver descansado e confiante, desfrutando de uma sensação de bem estar, sentindo-se a salvo. Estar num estado de constante ameaça é viver sem paz. 
3. Temos saúde e não sofrimento. No Salmo 38.3 Davi diz que os ossos estavam sem paz (traduzidos como “saúde”), isto é, estavam adoentados, doloridos. A doença é algo que ameaça e perturba, ela tira a nossa paz. Só há paz quando há saúde. 
4. Temos prosperidade e não escassez. No Salmo 73.3-5, Asafe inveja os perversos por sua paz (traduzido como “prosperidade” em nossas versões). E ele descreve esta paz em termos de ausências de tormentos; de doenças; de labutas (canseira, dificuldades, aflição, fadiga, trabalho extenuante). A paz só é possível quando nossas necessidades estão satisfeitas. Quando há carência de algo, não há paz. 
5. Temos descanso e sossego e não preocupações. Este descanso vem pela ausência de perturbações tanto externas como internas. É aquela situação onde a pessoa deita e logo dorme, por estar completamente despreocupado (Sl 4.8). Ansiedades e preocupações tiram a nossa paz, só quando nossa mente está despreocupada e tranquila é que podemos ter paz. 
6. Temos sucesso e não frustração. Uma vida de paz é uma vida onde se alcança a realização em cumprir nossa missão. Foi assim com o rei Josias, que mesmo tendo morrido em uma guerra, é dito que morreu em paz, isto é, ele cumpriu com sucesso sua missão (2 Rs 22.20). Não conseguir realização em nosso projeto de vida traz a sensação de fracasso, e isto tira a nossa paz. 
7. Temos certeza de salvação e não afastamento de Deus (Rm 5.1). Por causa dos pecados todos os homens estão em guerra com Deus, não conhecem o caminho da paz (Rm 3.17). Jesus veio para fazer a paz entre Ele e nós (Ef 2.14-18). Esta paz foi conseguida quando a pena devida pelos nossos pecados foi paga, com a morte de Cristo na cruz. Agora, qualquer pessoa que, arrependida de seus pecados, confie nesta provisão feita por Cristo, desfruta da justificação, isto é, os seus pecados são perdoados e ela tem paz com Deus. A reconciliação foi feita, porque o preço foi pago,  podemos ter acesso à presença de Deus. Jesus fez esta paz (Cl 1.20). 
8. Temos a direção do Espírito Santo e não disposição para o pecado (Rm 8.6) O apóstolo Paulo diz que a vida orientada pelo Espírito tem paz. Esta é a vida que se deixa levar pelos pensamentos do Espírito de Deus e não pelos seus próprios. O seu modo de pensar não é o do mundo, mas o de Deus. Uma vida conforme o mundo é uma vida orientada pelo pecado e o pecado tira a nossa paz. Somente uma vida que seja guiada pelo Espírito Santo pode ter o fruto da paz (Gl 5.22). Quando esta vida está em nós, temos paz (Rm 15.13).          
Esta é uma vida de paz! É a vida que todos nós desejamos! Será possível ter esta paz?

Um comentário:

alfredo antonio de araujo malheiros disse...

Um estudo maravilhoso explicando o que é paz e como consegui-la !!!
Com a sua permissão vou aproveitar uma parte do estudo para reapresenta-lo.
Alfredo Malheiros...

RENOVANDO O ÂNIMO PARA ENFRENTAR MAIS UM ANO QUE SE INICIA – 2ª PARTE

  Há pessoas que “ desistem da vida muito antes que seu coração pare de bater — estão acabadas, esgotadas, despedaçadas, mas ainda assim aco...